segunda-feira, 18 de junho de 2012

Atuando o real

Cada vez que um ator atua, ele ou ela, implicitamente decreta uma "teoria" de atuação - um conjunto de suposições sobre convenções e estilo que orientam o seu desempenho, as estruturas de ações, as quais ele ou ela realiza; a forma que essas ações tomam (como um personagem, papel, ou a seqüência de ações ou alguma arte performática), e a relação com o público.
(Phillip Zarilli, 2002: 3, Acting (Re)considered)


No mes de Junho o Grupo Nhemaria trouxe Rea Dennis e Magda Miranda* para o Brasil, a fim de aprofundar sua pesquisa na intersecção entre Playback Theatre e Viewpoints. A partir do filme Jogo de Cena, de Coutinho, Rea e Magda nos conduziram, durante 3 dias intensivos, em um trabalho cênico a partir da perspectiva do ator que busca conhecimento baseado na auto observação e reflexão orientado a olhar sua prática através de uma perspectiva fenomenológica de suas experiências, ao pronunciar o discurso de outra pessoa. Esta pesquisa faz parte de uma tendência atual, através da qual muitos profissionais tem sido convidados a encenar pessoas reais. É o caso de algumas formas do "Teatro Documentário" como, p. ex. o verbatim theatre ( criado a partir de entrevistas com pessoas reais sobre um determinado tema entrelaçadas por um dramaturgo permitindo ao público experimentar os personagens como se estivessem falando diretamente para eles) e de teatros com foco social e artístico, como o próprio Playback Theatre.

Além do workshop, as visitas aos nossos espetáculos e os apontamentos feitos ao nosso trabalho foram fundamentais para a  reflexão sobre  toda nossa prática até agora e já determinaram novos rumos de pesquisa pro grupo além do aprofundamento em questões já bastante trabalhadas.

A idéia agora é tentar trazer estas profissionais novamente ao Brasil, por um período mais longo e para um público maior. 

Obrigada Rea e Magda pelo novo impulso!


  
*Rea Dennis  Especializada em Teatro de Improvisação é editora do Jornal Interplay e tem vários artigos publicados em jornais especializados em teatro.  É PhD em teatro pela Griffith University - Austrália. Atualmente leciona teatro na University of Glamorgan – Inglaterra, e conduziu workshops na Austrália, EUA, Alemanha, Ásia e no Brasil;
e Magda para o Brasil


Magda Miranda atua como atriz há 18 anos, sendo que a partir de 1998 iniciou sua investigação no método  de improvisação Playback Theatre. É graduada pela School of Playback Theatre, Vassar College, NY – EUA . Em 2010 graduou-se em Cinema pela Universidade Anhembi Morumbi e em 2011 recebeu o premio de melhor direção de arte, pelo filme Pétala no festival de Fortaleza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário